• Representantes de Samonte participam da Conferência Estadual de Educação

    O exercício da Cidadania exige compromisso com a participação ativa nos espaços de decisões coletivas e públicas como Conselhos e Conferências.

     

    No último sábado, dia 25 de novembro, os delegados eleitos na Conferência Municipal de Educação, com o apoio da Prefeitura Municipal, participaram da Conferência Territorial em Itaúna.

    Lêidia Campos e Santos, representante dos diretores escolares; Aparecida das Dores Borges Sousa, representante dos professores e Jaymess Roberth Duarte, representante dos alunos, participaram ativamente das discussões, representando, com competência, o município.  Na ocasião tiveram oportunidade de ouvir Secretária de Estado da Educação, Macaé Evaristo dos Santos e a palestra de João Batista Mares Guia.

    Conferência de Santo Antônio do Monte

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Realizada na primeira quinzena de novembro o encontro municipal seguiu as diretrizes federais, discutindo o tema “A construção do Sistema Integrado de Educação Pública de Minas Gerais e a implementação dos Planos de Educação”.

    Representantes da rede municipal de ensino e da sociedade participaram do evento aberto oficialmente pelo Prefeito Dinho do Braz e pela Secretária de Educação Márcia Aparecida Bernardes.

    Após a análise e votação do Regimento Interno da Conferência, foram debatidos os dez eixos que nortearam a elaboração de propostas educacionais. São eles:

    I – Planos decenais e SEE: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação;

    II – Planos decenais e SEE: qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais;

    III – Planos decenais, SEE e gestão democrática: participação popular e controle social;

    IV – Planos decenais, SEE e democratização da Educação: acesso, permanência e gestão;

    V – Planos decenais, SEE, Educação e diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão;

    VI – Planos decenais, SEE e políticas intersetoriais de desenvolvimento e Educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação;

    VII- Planos decenais, SNE e Valorização dos profissionais da educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde;

    VIII – Planos decenais, SEE e financiamento da educação: gestão, transparência e controle social;

    IX – Construindo o Sistema Integrado de Educação Pública de Minas Gerais– SIEP/MG;

    X – Avaliando o Plano Municipal de Educação.

     

     

     

     

    Participaram da Conferência:

    Alunos da Escola Municipal Amâncio Bernardes em uma apresentação artística e o coaching Raphael Bernardo Paixão como palestrante convidado.

    Na ocasião, também foram eleitos os delegados que representarão o município na etapa estadual da conferência. Márcia Bernardes ressaltou a importância do evento. “A conferência é a oportunidade do exercício democrático da participação popular nos rumos da educação pública”, disse.

    Fonte: Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Monte

     

     

    Sobre o autor:
    Patricia Borges
    Patricia Borges

    Editora e proprietária da Revista Ágora. Estudou Gestão da Comunicação Integrada/Publicidade e Propaganda na instituição de ensino PUC Minas Arcos. Alguém que acredita que mais importantes que as repostas, são as perguntas que a gente faz.

Tutores Hicks Aretesanais Sorrir Planta e La Griffe