• Prefeito homenageia Luís da Glorinha e Reginaldo do supermercado

    Homenagem aconteceu na Reunião Magna do último dia 16

    O Vice-Prefeito e Secretário de Administração Luís Antônio Resende e o empresário Reginaldo Rodrigues Teixeira foram os agraciados com as medalhas “Cruz do Monte” e Mérito Empresarial “Márcio Alaor de Araújo”, respectivamente, pelo Prefeito Dinho do Braz, na solenidade da Reunião Magna da Câmara Samonte. A Medalha “Cruz do Monte” foi criada pela Lei Municipal 1.541 de 05 de novembro de 1999, com o propósito de reconhecer a contribuição na participação e desenvolvimento do Município. A Medalha Mérito Empresarial “Márcio Alaor de Araújo”, foi criada através da Lei Municipal 2.149 de 26 de setembro de 2013, com o propósito de ser conferida a pessoas que, reconhecidamente, tenham prestado relevantes serviços para o desenvolvimento empresarial do Município, com reconhecido espírito ético, solidário, justo e responsável no exercício de sua profissão. A seguir. o discurso completo de apresentação dos homenageados realizado pelo Prefeito Dinho do Braz.

    Medalha “Cruz do Monte”

    Família

    Nosso homenageado, Luís Antônio Resende, nascido em 15 de Junho de 1961, é filho do Sr. Antônio Cardoso de Resende e da Srª. Maria da Gloria de Castro. Casado com a Srª. Nova Resende é pai de 02 filhas: Ana Luíza e Alessandra e avô de grande amor e afeto para com os netinhos: Artur e Marina.

    Currículo

    Com formação superior em Administração de Empresas e graduação no Curso Técnico em Contabilidade, sempre mostrou vocação, determinação e desenvoltura na busca de seu aperfeiçoamento profissional, de forma especial, para a área de sua atuação na Administração Pública. Dentre os vários cursos e seminários, destacamos como principais:

    Licitações  e Contratos Administrativos: Diversos – Ministrados pelo Instituto Brasileiro de Administração Pública; pela Fundação João Pinheiro; pela Universidade Federal de Minas Gerais e pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. Capacitação de Pregoeiro: Fundação IPEAD.

    Ciclos de Estudo do Direito Municipal; Contabilidade Pública e Manutenção de Ensino; Gestão por Competências; Legislação Aplicada a Gestão de Pessoas e Gestão de Pessoas com ênfase em Gerencia de RH.

    Seminários: Diversos – Ministrados pelo Tribunal de Contas de Minas Gerais, Ministério do Planejamento e Controladoria Geral da União.

    O conhecimento adquirido também foi compartilhado, com sua participação em conferências na condição de palestrante:

    “I Conferência Municipal de Cultura”: Palestra Proferida: O Orçamento Público: Direitos constitucionais para a Cultura.

    “II Conferencia Municipal dos Direitos Municipais da Criança e do Adolescente” – Palestra Proferida: Orçamento Criança e Adolescente: Garantia de Direitos.

    “I Conferência Municipal CONAE de Santo Antônio do Monte” e “I Conferência Municipal CONAE de Pedra do Indaiá”. – Palestras Proferidas: Financiamento da Educação Controle Social.

    Carreira profisional

    Ingressou na Prefeitura Municipal de nossa querida Santo Antônio do Monte em 01 de Julho de 1983, exercendo desde então as mais diversas funções: Auxiliar de Tributação; Tesoureiro Municipal; Secretario da Fazenda; Chefe de Gabinete; Secretario de Administração e Recursos Humanos e Controlador Geral. Destaco que o amigo LUÍS sempre cumpriu com suas funções em alta competência, sendo uma das pessoas de confiança de todos os Administradores Municipais que passaram pela Prefeitura nesses quase 35 anos. O reconhecimento ao seu trabalho estendeu-se ao âmbito do Poder Legislativo, com a aprovação de 11 Moções de Aplausos e a outorga do Título de Honra ao Mérito pelos relevantes serviços prestados a Comunidade.

    Há de ressaltar ainda e, porque não, aproveitar a oportunidade para reconhecer e agradecer sua valorosa contribuição à nossa Administração, pois, mesmo na condição de Vice-Prefeito Municipal, aceitou meu convite para exercer o cargo de Secretário Municipal de Administração e Recursos Humanos, função para a qual não é remunerado.

    Como excelente profissional que é, expandiu seus conhecimentos e trabalhos para o desenvolvimento de projetos de estruturação administrativa, processos licitatórios e auditorias de controle interno nas Prefeituras de: Araújos, Pedra do Indaiá, Cana Verde, Matias Cardoso e nas Câmaras Municipais de São Sebastião do Paraíso e Cana Verde. Atuou ainda, na condição de Controlador Geral do Município, como responsável pelo Controle Interno da Câmara e do Fundo Próprio de Previdência do Município de 2001 a 2012.

    Carreira política

    O ingresso na vida política ocorreu com sua eleição ao cargo de Vereador neste Município, na Legislatura 2013 a 2016. Foi presidente da Câmara Municipal no biênio 2013/2014, sendo o mentor da construção da sede própria que hoje nos abriga na presente solenidade.

    Com grande alegria, cito sua condição de Vice-Prefeito Municipal na Administração 2017-2020. Luís conhece o quanto sou grato e honrado por sua acolhida ao convite para me acompanhar em tão nobre missão. Juntos enfrentamos uma campanha política que, coroada com as bênçãos de Deus e com a expressiva acolhida popular, nos trouxe às condições que hoje nos encontramos: a de representarmos um Município da importância de Santo Antônio do Monte. Muito obrigado Luís, em você tenho o alicerce de amizade e de plena confiança para juntos cumprirmos com nossa missão.

    Nas atividades sociais, gostaria de citar sua contribuição como Presidente da Associação Atlética Samonte no período de 1994 a 1996, oportunidade em que construiu o Parque Aquático, com piscinas adulta, Juvenil e Infantil; a construção das quadras de peteca e areia e a ampliação do salão de festas. Atualmente, exerce a Presidência da Entidade Mantenedora do imóvel “Colégio Senhora de Fatima”.

    A Medalha Cruz do Monte, criada pela Lei Municipal 1.541 de 05 de Novembro de 1999, tem o propósito de reconhecer a contribuição dos filhos de Santo Antônio do Monte, na participação ativa e no desenvolvimento do Município. A homenagem de hoje faz justiça a um cidadão exemplar e honrado, que conta com o respeito e a admiração de todos os seguimentos de nossa sociedade e, que muito engrandece o nome de nossa Terra. Com a aprovação unanime da Câmara de Vereadores, tenho a honra de entregar a Medalha Cruz do Monte ao amigo Luís Antônio Resende.

     

    Mérito Empresarial

    Família

    Reginaldo Rodrigues Teixeira, nascido nesta cidade em 16 de Janeiro de 1975, é filho da Srª. Maria da Conceição Rodrigues Teixeira e do saudoso Sr. Geraldo José Teixeira. É casado com Kelen Aparecida Cabral Teixeira e pai de 02 filhos: Gabriela e Geraldo Neto.

    História de vida

    Sua infância foi vivenciada na Comunidade Rural de Caixeta, local de residência e na Comunidade de São José dos Rosas, onde concluiu o Ensino Fundamental.

    Com perspectivas de progredir em sua vida, começou a viajar com seu irmão na condição de vendedor autônomo. Perseverante em seu idealismo, logo se tornou independente em seus negócios, desenvolvendo habilidades e gosto pela pecuária.

    O carinho e apoio da família foram o alicerce para a realização dos planos profissionais, ingressando na atividade comercial com a abertura do “Supermercado São Geraldo”, empresa consolidada em nossa cidade há quase 20 anos.

    Além de seu profissionalismo nos negócios, Reginaldo sempre se espelhou na ética e na conduta herdada de seu pai. Dotado de um comportamento dinâmico, se colocou a disposição da sociedade ingressando na Loja Maçônica Monte das Acácias em 2009 e também, como Conselheiro Fiscal do Sindicato Rural – função que exerce pelo 2º. mandato e na Credimonte, desde o ano de 2016.

    Seus méritos, embasados na humildade, no amor e na dedicação são merecidamente reconhecidos por todos que o conhecem. É um cidadão íntegro e empreendedor, com visão de sucesso focada no trabalho, no bem comum, na harmonia e no cooperativismo.

    Reginaldo, a Medalha do Mérito Empresarial Márcio Alaor de Araújo, que hoje lhe é outorgada, representa o agradecimento e o reconhecimento público a sua valorosa contribuição ao desenvolvimento de nossa querida Santo Antônio do Monte. A receba, tendo a certeza de que é justo merecedor”.

    Sobre o autor:
    Patricia Borges
    Patricia Borges

    Editora e proprietária da Revista Ágora. Estudou Gestão da Comunicação Integrada/Publicidade e Propaganda na instituição de ensino PUC Minas Arcos. Alguém que acredita que mais importantes que as repostas, são as perguntas que a gente faz.

Tutores Hicks Aretesanais Sorrir Planta e La Griffe