• Legislativo Municipal realiza 1ª reunião da Câmara Itinerante de Samonte

    Realizada no bairro Dom Bosco, a primeira reunião da Câmara Itinerante aconteceu no dia 30 de agosto e contou com a presença dos vereadores Fernanda Castro, Viviane Greco, Gustavo Couto, Marcos Antônio da Silva, Ocimar Santos e Tõezinho Mecânico,  assim como alguns moradores do Bairro Dom Bosco e Davi.

    Embora a participação popular tenha ficado bem aquém do esperado, a idealizadora do projeto, a vereadora Fernanda Castro declarou sua satisfação em dar início aos trabalhos. “Tínhamos que começar de alguma forma. Vieram poucas pessoas, mas ouvimos as propostas de todos que vieram e acredito que vamos conseguir viabilizar soluções para estas pessoas”, disse.

    “A política participativa é uma ideia recente, que precisa ser trabalhada cotidianamente, principalmente nesse momento de descrença com a corrupção nas instâncias maiores, de onde vem as verbas para as melhorias na qualidade de vida da população. Precisamos ir atrás, mostrar que estamos dispostos a lutar juntos, fomentando um diálogo maior, melhor e transparente com aqueles que nos escolheram para representá-los”, argumentou a presidente da Câmara Viviane Greco, que anotou todas as demandas da comunidade.

    As preocupações de maior destaque entre os presentes foi a movimentação de terra no novo loteamento que pode potencializar ainda mais os transtornos dos moradores na época das chuvas e a construção da quadra esportiva no local onde está localizada a quadra de areia. A revitalização da Associação de bairro também esteve em pauta.

    Saiba mais sobre o Programa Câmara Itinerante

    O Programa Câmara Itinerante nasceu através do Projeto de Lei número CM02/2017 de autoria da vereadora Fernanda Castro, aprovado em 6 de abril deste ano.  Através dele ficou estabelecido que a Câmara realizará uma sessão ordinária mensal nos bairros e comunidades rurais do município.

    Para Fernanda Castro, a ação melhora o contato entre a população e os vereadores, estreitando a relação e efetivando futuramente a atuação social no Orçamento Participativo. Nesse sentido, o projeto busca suprir a ausência da população nas sessões ordinárias. Espera-se que os cidadãos se sintam mais a vontade para expressar suas opiniões e sugestões, uma vez que a reunião nos bairros não segue os protocolos formais, assumindo o formato de uma espécie de bate papo político.

    Vale lembrar que outro programa para dinamizar a nova postura da Câmara de Samonte junto a população. A Câmara Jovem é fruto da Resolução 329/2017, de autoria do vereador Ocimar Antônio dos Santos foi aprovada no primeiro semestre deste ano. O intuito é trabalhar com as escolas, criando um legislativo constituído por alunos. Mais detalhes em breve.

    Fotos: Assessoria da Câmara de Samonte

    Sobre o autor:
    Patricia Borges
    Patricia Borges
    Editora e proprietária da Revista Ágora. Estudou Gestão da Comunicação Integrada/Publicidade e Propaganda na instituição de ensino PUC Minas Arcos. Alguém que acredita que mais importantes que as repostas, são as perguntas que a gente faz.
Tutores Hicks Aretesanais Sorrir Planta e La Griffe