• Abertas as inscrições para o 4º Grupo de Combate ao Tabagismo em Samonte

    Usuários que desejam parar de fumar devem procurar sua UBS até o dia 1º de agosto

    Foto do último Grupo de Abordagem Intensiva contra o Tabagismo em Samonte

    O tabagismo é uma doença que causa dependência química e por isso, muitas pessoas têm dificuldade de parar de fumar sozinhas. O primeiro passo é tomar a decisão e, se achar necessário, procurar ajuda de profissionais médicos.

    Essa ajuda pode ser encontrada no Sistema Único de Saúde (SUS), que por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS) oferecem tratamento com materiais de apoio, profissionais capacitados e medicamentos gratuitos pelo Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT).

    O Programa de Controle do Tabagismo (PCT) no estado inclui ações como a redução da prevalência de fumantes, a redução da iniciação, a proteção ao fumante passivo, o programa de cessação de fumar, campanhas de mobilização e regulação dos produtos de tabaco através de ações educativas e de mobilização de políticas e iniciativas legislativas e econômicas. Essas ações têm como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco no Brasil.

    O usuário que deseja parar de fumar deve procurar a UBS mais próxima de casa até o dia 1º de agosto (terça-feira). Ele será acolhido e avaliado por uma equipe de saúde. Essa avaliação inclui uma investigação das principais doenças e fatores de risco relacionados ao tabagismo, bem como da avaliação do grau de dependência da pessoa ao cigarro, seu estágio de motivação e suas preferências de tratamento.

    Realização: Secretaria Municipal de Saúde.

      

    Sobre o autor:
    Redação
    Redação
Tutores Hicks Aretesanais Sorrir Planta e La Griffe