• Repasse do Ministério da Saúde à UPA de Samonte passará de 2 milhões ao ano

    Domingos Sávio comemora o aumento do recurso federal para o Pronto Atendimento Municipal 

     

    O deputado federal Domingos Sávio comemora junto à população santoantoniense o aumento do recurso federal destinado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Maria Luisa de Castro.
    O anuncio foi divulgado na última sexta-feira (26) no Diário Oficial da União por meio da Portaria Nº 1.268 do Ministério da Saúde e de acordo com o parlamentar, a conquista representa a garantia de funcionamento da Unidade, que tem capacidade para atender até 300 pacientes ao dia. “É com muita alegria que compartilho com a comunidade de Santo Antônio do Monte que o repasse federal que eu pleiteei e conseguimos em outubro do ano passado de 1,2 milhão ao ano, agora será 2,04 milhões anualmente”, revela.

    Desta forma, o repasse mensal para custeio e manutenção da UPA Maria Luisa de Castro será de 170 mil mensais. De acordo com o Ministério da Saúde a qualificação do recurso será válida por três anos e poderá ser renovada mediante novo processo de avaliação.

     

    UPA Maria Luisa de Castro

     

     

    Inaugurada em 2016, a UPA Maria Luisa de Castro está localizada no bairro Mãe Chiquinha e é composta por sete leitos e três berçários, sendo classificada pelo Ministério da Saúde como uma unidade de porte II.

    Domingos Sávio reforça que a abertura da UPA representa a força política da cidade, conquistada ao lado do prefeito Dinho do Braz e dos vereadores. “A obra pôde ser inaugurada depois que conseguimos a liberação de R$600 mil junto ao governo federal, para a compra de equipamentos. Foi uma importante conquista não apenas para o município, mas para a região, uma vez que a UPA abrange entre 100 e 200 mil habitantes. Lutamos muito para a abertura da Unidade e continuamos nossa missão de contribuir para a área da saúde do município e região”, destaca o deputado.

    O prefeito Dinho do Braz ressalta a parceria com Domingos Sávio e em nome da Administração Municipal, agradece o empenho do parlamentar e de todos servidores públicos de Santo Antônio do Monte. “Temos no deputado federal Domingos Sávio um amigo de todas as horas, um parceiro de trabalho incansável, disposto a abrir portas e formalizar verbas para as mais diferentes áreas. Fica aqui o nosso mais sincero agradecimento por mais esta conquista. Agradeço também todos os funcionários do Pronto Atendimento, que contribuíram para a qualificação da UPA pelo Ministério Público”, afirma o prefeito.

     

    Importância da UPA

     

    Nas localidades que contam com as UPAs, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24h. As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências.

    Fonte: Júlia Medeiros / Assessoria de Imprensa do Deputado Domingos Sávio
    Sobre o autor:
    Redação
    Redação
Tutores Hicks Aretesanais Sorrir Planta e La Griffe